sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Com tantas mudanças e avanços tecnológicos a única coisa que não podemos perder ou deixar que se perca, são as relações interpessoais, imutáveis, necessárias e insubstituíveis!

     Em sala de aula trabalhamos a música e a história do "Profeta Gentileza", José Datrino, pai de cinco filhos e dono de uma transportadora. Datrino largou tudo para pregar a paz, em 1961, sensibilizado por um incêndio que matou 400 pessoas num circo em Niterói, na Região Metropolitana. Foi, então,  que passou a atender  por Gentileza ou Jozze Agradecido. Em seus principais ensinamentos, Gentiliza propunha trocar as palavras "obrigado" por "agradecido", e "por favor" por "gentileza". A mudança,  explica o profeta, é porque ninguém é obrigado a nada e devemos ser gentis uns com os outros.

         Após listamos palavras que denotam gentileza e aspectos necessários a convivência.


Gentileza

Marisa Monte

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza

Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta


               Veja o vídeo da música escolhida pela turma.

         

          Pesquisamos sobre a obra de arte de Romero Britto para nos inspirarmos e fazermos trabalhos alegres e coloridos, movidos pela emoção.  Cada um escolheu uma palavra e criou  o seu cartaz para usarmos durante a apresentação da Hora Cívica.




Nossos trabalhos ficaram maravilhosos!!!



2 comentários:

  1. Parabéns para a professora Silvana e alunos da turma 52! Excelente trabalho! Precisamos de fato exercitar a gentileza entre nós, quem sabe, nosso mundo fica melhor!
    Tenho uma sugestão: elaborar um projeto para toda a escola e pintarmos nosso muro cinza com as cores de Romero Brito! Pensem nisso!
    Diretora Deise

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de fazer o trabalho e achei muito interessante porque fala sobre amor, compreensão, paz e etc. Acho que as pessoas deveriam usar mais essas palavras.
    Guilherme R. e Gustavo

    ResponderExcluir